Autor e Co-autor(es)
NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria de Fátima Araújo, Clarice Ferreira Guimarães
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Assistir a uma aula de aeróbica e apreciá-la;
- relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;
- vivenciar a ginástica aeróbica
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para esta aula é necessário que as crianças tenham clareza que a aeróbica se constitui num tipo de ginástica.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: O(A) professor(a) deverá iniciar a aula com uma a conversa sobre as diversas modalidades de ginástica. Em seguida, deverá criar um clima de novidade e propor o conhecimento da aeróbica, como a modalidade de ginástica.
2° Momento: Esse momento se constituirá na exibição e apreciação de uma aula de aeróbica. Cabe ao(à) professor(a), nesse momento, instigar às crianças a expressarem os saberes construídos à medida que os reconstroem:
3° Momento: Depois da experiência de apreciar uma demonstração de aeróbica, a turma poderá vivenciar essa ginástica, seguindo as orientações do grupo e das professoras da turma.
4° Momento: Para fechamento da aula, o(à) professor(a) deverá propor uma roda de conversas a fim de oportunizar a expressão das impressões e sentimentos relacionados à vivencia, como também, a relação da aeróbica com outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo, mobilizando os saberes que foram ressignificados. Em seguida, deve oferecer as crianças, papel, tinta e pincel para que possam fazer uma representação plástica da experiência vivenciada.
Recursos tecnológicos
- papel, tinta, pincel, rádio, cd de música.
Avaliação
- participaram com interesse da apreciação de uma aula de aeróbica;
- conseguiram relacionar a aeróbica a outras modalidades de ginástica conhecidas pelo grupo;
- participaram da vivência de ginástica aeróbica;
- demonstraram ter ampliado o repertório de movimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário